Sede LMH / Dietmar Feichtinger Architectes

Sede LMH / Dietmar Feichtinger Architectes - Imagem 6 de 13Sede LMH / Dietmar Feichtinger Architectes - Imagem 2 de 13Sede LMH / Dietmar Feichtinger Architectes - Imagem 1 de 13Sede LMH / Dietmar Feichtinger Architectes - Imagem 3 de 13Sede LMH / Dietmar Feichtinger Architectes - Mais Imagens+ 8

  • Arquiteto Responsável: Dietmar Feichtinger
  • Equipe De Projeto: Stephan Schwarz, Ulli Gabriel, Philip Knauer, Arne Speiser, Claire Bodenez, Lucie Holopirkova
  • Equipe De Planejamento: Yann Viénot, Claudia Valdes Tellez, Lucie Holopirkova, Inga Laseviciute, Gerhard Pfeiler, Elisabeth Lara, Manuel Guinart, Laura Lipensky
  • Equipe De Obra: Camille Duperche, Marcus Himmel, Claudia Valdes Tellez
  • Engenheiros: GRONTMIJ | ISATEG ZI de Kergonan, Bureau d’étude acoustique ITAC, Bureau de contrôle : PREVENTEC, Coordination SPS : ELYFEC
  • Outros Planejadores: FP Collin, économiste
  • Construção: Rabot Dutilleul Construction, Sam+, Stami, Spie, Cofely Axima, Orona Ouest Nord
  • Cidade: Tourcoing
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Sede LMH / Dietmar Feichtinger Architectes - Imagem 2 de 13
Cortesia de Dietmar Feichtinger Architectes

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova sede da Organização para Habitação Social na região metropolitana de Lille, França (LMH) está localizada no Boulevard Gambetta em Tourcoing, uma grande rodovia que liga Lille às comunidades do entorno. Uma nova rua perpendicular ao boulevard, a Rue de l'Union, é o eixo central da nova área de desenvolvimento urbano situada em um antigo terreno industrial das indústrias têxteis.

Sede LMH / Dietmar Feichtinger Architectes - Imagem 6 de 13
Cortesia de Dietmar Feichtinger Architectes

O terreno está orientado para o cruzamento das ruas. É o primeiro edifício do novo distrito configurando sua entrada confrontando a cidade existente. Um grande parque integrando um curso d'água existente e uma grande ambição ambiental são as questões chaves para a qualidade da nova vizinhança.

Sede LMH / Dietmar Feichtinger Architectes - Imagem 4 de 13
Cortesia de Dietmar Feichtinger Architectes

Acessibilidade ao transporte público é garantida pelo metrô.

O contexto urbano existente é relativamente pobre e inclui um complexo de hotéis construído nos anos 70 sem qualidade arquitetônica significante. O novo edifício para LMH afirma sua presença no contexto urbano através de sua dimensão, uma nova expressão arquitetônica buscando leveza e transparência evitando a monumentalidade. Grandes terraços externos esculpem o volume. Um espaço central aberto conforma o núcleo do edifício; é um pátio interno protegido por uma cobertura de vidro incluindo uma escada monumental e passarelas metálicas em cada pavimento configurando a circulação vertical principal do edifício.

Sede LMH / Dietmar Feichtinger Architectes - Imagem 8 de 13
Cortesia de Dietmar Feichtinger Architectes

Sua dimensão generosa é inesperada. Proporciona o espaço para reuniões informais, exposições e demais eventos. A área do restaurante no norte e nas áreas de encontro para seminários ao sul completam o espaço central. Divisórias móveis permitem fragmentar o espaço ao sul em uma série de áreas de trabalho.

Sede LMH / Dietmar Feichtinger Architectes - Imagem 10 de 13
Cortesia de Dietmar Feichtinger Architectes

Os escritórios são dispostos em torno de um grande átrio de cinco pavimentos. As salas de reuniões e áreas de recreação abertas animam a fachada interna proporcionando varandas e aberturas para o pátio interno. Existem grandes terraços de madeira em cada pavimento, e podem ser utilizados para reuniões espontâneas e informais, assim como momentos de descanso e recreação.

Sede LMH / Dietmar Feichtinger Architectes - Imagem 13 de 13
Corte

As placas de concreto não tratadas são utilizadas para armazenar energia ao utilizar a sua massa. Tubulações de água próximas à superfície permitem a mudança ativa da temperatura e provocam o resfriamento ou aquecimento de acordo com a estação através da radiação. Todos os escritórios podem ser naturalmente ventilados por uma abertura horizontal, que permite o resfriamento durante a noite garantindo proteção em caso de intrusos.

Sede LMH / Dietmar Feichtinger Architectes - Imagem 9 de 13
Cortesia de Dietmar Feichtinger Architectes

Iluminação natural é privilegiada em todas as áreas. A proteção solar é proporcionada na fachada sul por elementos horizontais de alumínio localizada sobre as janelas permitindo as vistas livres e proteção ao mesmo tempo.

Sede LMH / Dietmar Feichtinger Architectes - Imagem 3 de 13
Cortesia de Dietmar Feichtinger Architectes

Os dutos de ventilação e instalações elétricas são parte do projeto. Esses elementos são diretamente acessíveis ou cobertos por uma rede metálica. Os materiais principais são concreto e aço para a estrutura primária, madeira e vidro.

Sede LMH / Dietmar Feichtinger Architectes - Imagem 11 de 13
Planta

Um estacionamento com vários pavimentos ao leste do edifício é projetado como uma futura extensão do edifício. A altura do pé direito permite que seja convertido para usos como de escritórios. A rampa circular central é feita de estrutura metálica que pode ser facilmente desmontada para oferecer um espaço central, um átrio similar ao edifício principal. Um edifício para estacionamento de bicicletas ao longo da Rue de l'Union completa o complexo, formando um filtro à área de carga e descarga por seu revestimento com elementos de madeira na vertical.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:425 Boulevard Gambetta, 59200 Tourcoing, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede LMH / Dietmar Feichtinger Architectes" [LMH Headquarters / Dietmar Feichtinger Architectes] 02 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792251/sede-lmh-dietmar-feichtinger-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.